Olá leitores!! Tudo bem com voces? 
Geeente, eu quero muito pedir desculpas por ter passado tanto tempo sem escrever. Estou num corre corre horrivel, final de ano, conclusão de ensino médio, está bem dificil. Mas o Senhor permitiu que hoje eu escrevesse e venho falar sobre as oportunidades de Deus nas nossas vidas.



Muitas vezes nas nossas vidas, a benção bate em nossas portas e a deixamos passar. As vezes esperamos que Deus fale sempre no tornado, ou na tempestade, mas as vezes Ele nos avisa com sua brisa suave.

E hoje vou falar um pouco sobre Bartimeu, o cego ( Mc 10: 46-52)

Quem era Bartimeu???
Seria apenas mais um cego?
Não.

Seu próprio "nome" já diz.
No hebráico Bar= Filho de
e Timeu era o nome de seu pai, ou seja: Bartimeu= filho de timeu.



Mas, para entender sua história vamos conhecer um pouco sobre quem era Timeu,

De acordo com Flávio Josefo,  Timeu, pai do cego Bartimeu que foi curado por Jesus foi um General que servia a Israel na unidade militar de Betel e que se aposentando do serviço militar tornou-se um cidadão bem sucedido na região, um forte comerciante. Com a chegada dos Romanos na Palestina aconteceu que seus bens foram confiscados e o soldo da aposentadoria cortado. 
 Revoltado com tudo o que havia lhe acontecido, com suas táticas e experiencias militares, juntou um grupo de pessoas insatisfeitas com o império romano ( O que não era tão dificil de se achar) e começou a criar vários movimentos revoltosos com a intensão de desestabilizar o império Romano.
Não obteve seu intento, porém chamou muita atenção dos oficiais do império que o perseguiu, o prendeu e o crucificou. Além de tudo isso, seu filho fora deserdado, e os Romanos arracaram-lhe os olhos para que ele não seguisse o exemplo de seu pai, e ao mesmo tempo se tornasse um exemplo vivo mostrando para todos o que aconteceria com quem ousasse desafiar o poder do Imperador.
Sem nome, cego, sem familia e nenhum bem, Bartimeu era um mendigo bastante conhecido por sua história triste.
Não haviam esperanças para ele. Porque quando alguem era/se tornava cego, ainda havia um resquissio de esperanças, apesar da medicina ser precária, de melhoras ou até mesmo um milagre. Mas, Bartimeu não tinha os glóbos oculáres, o que tornava humanamente falando impossivel que ele enxergasse ou tivesse uma vida normal.
Nos ultimos momentos do seu ministério, para chegar em Jerusalem, Jesus passa por Jérico. Bartimeu com certeza já tinha ouvido falar no Filho de Deus, Jesus que operava milagres e maravilhas. Ele provavelmente já tinha ouvido sobre a Ressurreição de Lázaro e outros e outros milagres.
Então não lhe restou dúvidas: Jesus poderia fazer algo por ele também!
Quando ouviu o alvoroço na cidade, a multidão que seguia Jesus ele não perdeu tempo e agarrou a oportunidade: Começou a clamar por Jesus! (Mc 10:47)
Ele não desistiu! Só em pensar na quantidade de gente, e tantos outros necessitados na fila, e a sua triste situação ele poderia ter exitado, mas a sua fé foi maior. E começou a clamar e a gritar cada vez mais alto, " Jesus filho de Davi, tem misericórdia de mim".(Mc 10:48)

A multidão além de oprimir, mandava Bartimeu se calar. O Mestre, bondoso, que sonda os corações mandou que o chamasse. Bartimeu tirou a capa da vergonha e foi até Jesus.
Cristo o vendo perguntou: "Que queres que eu te faça?"(Mc 10: 51)
Sabe, ele poderia ter pedido muitas coisas, como por exemplo a vingança sobre aqueles que o fizeram mal. 
Mas, nada é eterno, e bartimeu sabia que Roma pagaria não só por isso mas como por outras injustiças por toda a parte. Ele foi sábio, e pediu a Jesus o que só Ele poderia fazer: Restitui-lhe a visão.
O milagre de Jesus não foi só fazer mais um cego ver. Foi dar dois novos globos oculares perfeitos, que encaixariam no seu rosto, e na mesma hora, o corpo aceitaria como se já estivesse ali desde sempre. 
Jesus ele é maravilhoso, mas cabe a nós tomarmos a iniciativa. Se Bartimeu tivesse desistido, exitado ele não obteria o milagre, pois dali Jesus não iria mais voltar em Jericó, pois quando ele chegasse em Jerusalém saberia que estava perto para concluir o plano da redenção.
Jesus está pronto ára fazer os milagres em nossa vias, mas será que percebemos que ele quer operar?
Será que estamos dando lugar para Deus em nossas vidas?
Se Deus colocou algo em suas ãos, faça-o!
Se Ele te deu, Zele!
Porque Eu, o Senhor, abençoarei quem assim fizer.
Ele sabe o que nós precisamos.Ele sabia que o que bartimeu mais queria em toda sua vida era ver. Mas o Senhor quer ouvir de nós. O que nós podemos fazer, que façamos! Deus, é nosso amigo e quer conversar conosco. Qual foi a ultima vez que voce contou seus problemas a Deus?
Segure as oportunidades, porque depois será tarde demais.
Deus Ele nos mostra várias vezes o que fazer, mas o livre arbítrio lhe pertence.
Agarre as oportunidades!
Um dia o Mestre não estará mais entre nós.
Então?? o que está esperando ????
para aceitar Jesus na sua vida?
Ele quer te salvar, te transformar e te preparar para naquele grandioso e esperado dia voce ressussitar dos mortos ou ser arrebatado para viver junto de Deus, no céu, onde não haverá pranto, nem dor, nem sofrimento.
E se voce já conhece e sabe que Jesus habita em voce,  saiba que aqui, nós passamos por lutas, aflições, dificuldades, mas sabemos que o nosso Senhor Jesus Cristo, nos dá o escape, supre as nossas necessidades!
Não pense que Bartimeu não questionou a Deus o porque de tudo ter acontecido na sua vida, mas Jesus quer através da sua vida, Ele quer ensinar a outras pessoas que Ele ainda faz milagres, e que elas vejam através do seu milagre o Brilho e o Resplendor do poder do Senhor!

É isso gente! Eu espero que voces tenham gostado!
Cotinuem orando por mim.

Grande abraço e fiquem na Paz de Deus.


#Angela_Vanessa
 #Anjinha